Secretaria da Fazenda realiza Operação Shopping Center na Grande Florianópolis

Cerca de 50 auditores fiscais da Fazenda Estadual participam nesta quinta-feira, 17, de uma força-tarefa de fiscalização em cinco grandes shoppings da Grande Florianópolis. O objetivo é verificar a regularidade dos meios de pagamento (cartões débito e crédito), conferir os equipamentos emissores de cupom fiscal (ECF) e o uso do programa aplicativo fiscal (PAF).

O grupo de auditores se reunirá às 10h na praça de alimentação do Continente Park Shopping, onde terá início a operação. Também serão fiscalizados os shoppings  Itaguaçu, Beiramar, Iguatemi e Floripa. A fiscalização terá caráter orientativo e punitivo. Se houver fraude detectada, o estabelecimento poderá ser penalizado conforme o tipo de infração.

A operação é uma das ações de combate à sonegação determinadas pelo novo secretário Antonio Gavazzoni: “Algumas vezes, grandes estabelecimentos, com todas as condições de atuar regularmente, preferem sonegar, prejudicando o empreendedor correto e os consumidores. A Fazenda está atenta e não vai deixar passar sonegação de nenhuma espécie. Já temos outras ações planejadas para outros setores nas próximas semanas”, diz.

Em 2010, durante a primeira gestão de Gavazzoni, a Fazenda deflagrou uma operação semelhante quatro shoppings da Grande Florianópolis e flagrou 51 estabelecimentos com alguma irregularidade na emissão de cupom fiscal.

A Secretaria orienta que os clientes devem sempre solicitar o cupom fiscal e desconfiar quando há uso de calculadora, que pode representar indício de vendas com sonegação de impostos — sem a emissão do documento fiscal.

via Governo do Estado de SC – Secretaria de Comunicação.