Proposta aumenta limite para compensação de prejuízo com CSLL

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4311/12, do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), que aumenta de 30% para 50% o limite para a compensação de prejuízo fiscal e de base de cálculo negativa da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). A medida valerá para os anos de 2012, 2013 e 2014.

Desde 1995, a legislação do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da CSLL fixa o limite de 30% para a compensação dos prejuízos fiscais acumulados nos exercícios anteriores com o lucro apurado no exercício corrente.

Dornelles justifica sua proposta argumentando que busca acelerar a recuperação da atividade econômica das empresas. “O maior aproveitamento do estoque de prejuízo fiscal reduzirá ainda mais o lucro real e a base de cálculo da CSLL a serem apurados, diminuindo o montante do tributo a ser pago e, consequentemente, a necessidade de capital de giro”, argumentou.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação (inclusive em seu mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

PL-4311/2012

Fonte: Agência Câmara

Via http://mauronegruni.com.br/2013/02/13/proposta-aumenta-limite-para-compensacao-de-prejuizo-com-csll/