Piauí – Prazo para adesão ao DT-e encerrar na sexta-feira

A Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ) alerta aos contribuintes obrigados ao credenciamento no SIAT Web que o prazo para adesão ao Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e) encerra nessa sexta-feira (31), sem prorrogação. A partir do dia 01 de Setembro, quem não cumprir com essa obrigação ficará em Situação Irregular Fiscal, sendo que uma das penalidades previstas é o pagamento antecipado do tributo (ICMS). A Sefaz também poderá, posteriormente, aplicar multas.
 
Até o momento, apenas 24,5% dos 13.317 contribuintes obrigados fizeram o credenciamento, isso representa 3.258 contribuintes, portanto, ainda faltam mais de 10.000 contribuintes se cadastrarem no SIAT Web. Por outro lado, mesmo não sendo obrigados mais de 6 mil contribuintes deram exemplo e se cadastraram, porque reconhecem a importância do uso do DT-e para estreitar o relacionamento com a Sefaz e ainda para diminuir custos, demandas e acúmulos de processos.
 
O gerente de Informações Econômico-Fiscais da Sefaz-Pi, Anísio Soares, ressalta inúmeras vantagens para os contribuintes fazerem o cadastramento no SIAT WEB e acessarem o DT-e, dentre elas: dispor de todas as informações para manterem-se atualizados e regulares junto à Sefaz; acessar mais rápido às informações financeiras e fiscais da empresa; facilitar os serviços contábeis; e regularizar as pendências da empresa, de forma antecipada.
 
Para realizar o cadastramento, basta acessar o site da Sefaz (www.sefaz.pi.gov.br) e clicar em Serviços on line-SIAT Web ou direto no link http://www.sefaz.pi.gov.br/siatweb/.
 
via Secretaria da Fazenda – Governo do Estado do Piauí.