Ferramentas do Governo e os cuidados com as obrigações fiscais

Olho-Mágico

 A cada dia o Governo aperfeiçoa mais ainda as ferramentas de fiscalização junto ao comércio. Para não ser multado, o comerciante precisa estar atento sobre a atuação desses mecanismos e a legislação vigente. Conheça as novidades da fiscalização:

Olho Mágico: O olho mágico é a nova ferramenta que o Governo lançou para validar cupons, verificando se as mercadorias estão classificadas de acordo com a legislação tributária. Inicialmente, esse mecanismo será usado apenas em supermercados. Através dele é possível utilizar informações emitidas pelo ECF e para cruzá-las com os códigos de barra. O software, que tem mais de 100 mil produtos cadastrados no banco de dados, não é disponibilizado para as empresas de sistemas de gestão empresarial.

Dica RADInfo: Verifique se os produtos estão cadastrados com o imposto correto, olhando a alíquota do ICMS, além de fazer a verificação do código de barras.

Auditor Eletrônico: O software, que já era utilizado no Estado de Minas Gerais, foi conveniado para que as demais federações façam uso do mesmo. A ferramenta vai ser usada em todos os seguimentos do comércio, e serve para fazer auditorias em empresas a fim de validar todas as obrigações fiscais do estabelecimento, através do cruzamento de dados.

Dica RADInfo:  Nesse caso, o cuidado deve ser desde um simples processo como o cadastro de uma unidade, a processos mais complexos como emissão da nota e apuração de impostos.  Além disso, o comerciante deve estar atento no sentido de capacitar o funcionário que configura esses dados.

ASCOM RADInfo