DICAS SOBRE GESTÃO EMPRESARIAL: Use ferramentas corriqueiras para analisar as possibilidades da empresa

ANALISE-SWOT

Entre as tendências aplicáveis, está a análise SWOT – ameaças, oportunidades, pontos fracos e pontos fortes – que é feita nos ambientes interno e externo.  Com ela é possível situar a empresa no mercado em que atua, e planejar ações futuras mensurando as metas a serem alcançadas posteriormente.

Estudos comprovam a eficácia dessa estratégia de avaliação de possibilidades, que pode ser adaptada tanto para pequenas e médias empresas, quanto para grandes empreendimentos.

Força (Strengths) – Aqui você irá avaliar os pontos fortes do ambiente interno. Elenque diferenciais, como produtos especiais, equipe qualificada, modelos de distribuição inovadores, entre outros.

Fraquezas (Weaknesses) – Também no ambiente interno, avalie as reais fraquezas. Reconheça desvantagens como, falta de capital de giro, alta rotatividade de trabalhadores, entre outras.

Oportunidades (Opportunities) – Agora é a vez de analisar  oportunidades que o ambiente externo propicia. Avalie situações nas quais  só você possui chance de aproveitar, como a saída de um grande concorrente ou a atração de um grande investidor para seu negócio.

Ameaças (Threats) – As ameaças também serão mensuradas no ambiente externo. Avalie as situações que podem abalar a continuidade do negócio como a criação de um novo produto que sua empresa não tenha acesso ou coisas semelhantes.

Consulte a ASSESSORIA RADInfo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *