Entre as tendências aplicáveis, está a análise SWOT – ameaças, oportunidades, pontos fracos e pontos fortes – que é feita nos ambientes interno e externo. Com ela é possível situar a empresa no mercado em que atua, e planejar ações futuras mensurando as metas a serem alcançadas posteriormente.
Estudos comprovam a eficácia dessa estratégia de avaliação de possibilidades, que pode ser adaptada tanto para pequenas e médias empresas, quanto para grandes empreendimentos.
Força (Strengths) – Aqui você irá avaliar os pontos fortes do ambiente interno. Elenque diferenciais, como produtos especiais, equipe qualificada, modelos de distribuição inovadores, entre outros.
Fraquezas (Weaknesses) – Também no ambiente interno, avalie as reais fraquezas. Reconheça desvantagens como, falta de capital de giro, alta rotatividade de trabalhadores, entre outras.
Oportunidades (Opportunities) – Agora é a vez de analisar oportunidades que o ambiente externo propicia. Avalie situações nas quais só você possui chance de aproveitar, como a saída de um grande concorrente ou a atração de um grande investidor para seu negócio.
Ameaças (Threats) – As ameaças também serão mensuradas no ambiente externo. Avalie as situações que podem abalar a continuidade do negócio como a criação de um novo produto que sua empresa não tenha acesso ou coisas semelhantes.
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