Bahia – Audiência de conciliação tributária acontece em Vitória da Conquista

A partir da próxima terça-feira (02), terão início as audiências do mutirão de conciliação de Execuções Fiscais do Estado na cidade de Vitória da Conquista. Os acordos que se estenderão até o dia 1º de novembro acontecerão, no prédio da Vara de Fazenda Pública sempre às terças, quartas e quintas-feiras.

A Procuradoria Geral do Estado está autorizada pela Lei 12.218/2011 a efetuar transação tributária em processos de execução fiscal ajuizados até 31/12/2009, para extinguir créditos tributários de ICMS, mediante conciliação com o contribuinte, pondo fim a litígios judiciais. Estima-se que sejam atendidos durante o mutirão uma média de 600 processos.

A redução de multas por infrações e acréscimos moratórios, bem como dos honorários advocatícios vinculados ao crédito tributário, pode ser feita nos percentuais de 60%, para os acordos firmados no período de 21/12/2011 e 20/12/2012 e com opção pelo pagamento do débito à vista, desde que a quitação do débito ocorra até o trigésimo dia da data da celebração da transação tributária, e 50%, para os acordos firmados no período de 21/12/2011 a 20/12/2012 e com opção pelo pagamento em até 30 parcelas mensais, desde que o pagamento da 1ª parcela ocorra até o trigésimo dia da data da celebração da transação tributária e não exceda a data limite de 20 de dezembro.

Para saber o valor do débito o interessado deve acessar o simulador no site da SEFAZ, www.sefaz.ba.gov.br/inspetoria eletrônica/contas fiscais, onde poderá simular o valor total do seu débito por PAF para pagamento à vista ou parcelado, com os benefícios desta Lei. O contribuinte pode obter esta informação também nos postos de atendimento presencial da SEFAZ (SAC) e nas Inspetorias do Interior do Estado.

As audiências tiveram início no ano passado, em Salvador, quando registrou um total de R$ 75 milhões de créditos recuperados. Logo em seguida foi a vez do município de Camaçari. Novas audiências já estão previstas para os próximos meses, nas cidades de Juazeiro e Itabuna em novembro e em Feira de Santana no mês de dezembro.

A ação de conciliação tributária em Vitória da Conquista é coordenada pelo Estado e Poder Judiciário.

http://www.sefaz.ba.gov.br/