Alterações “contas a pagar” – RAD PAF-ECF 5.1

Procedimentos na Versão antiga:

  • Incluir um “contas a pagar” a partir da entrada.
  • Após fechamento da nota, ter a possibilidade de acessar o “contas a pagar” e excluir, alterar as parcelas.
  • Incluir manualmente no “contas a pagar”.
  • Gerar parcelas de forma manual, sem garantia da geração de todas as parcelas.
  • Após lançado é permitido excluir as classificações, gerando inconsistências.
  • Documentos sem classificações definidas.
  • Documentos com valor das classificações diferente do valor da parcela.
  • Ao gerar várias parcelas do documento, pode-se excluir qualquer parcela, pois não existe um vínculo entre as parcelas do documento.
  • Não existe um controle para obrigar o lançamento de todas as parcelas da nota.
  • Após o lançamento das parcelas no “contas a pagar”, através da nota de entrada, era permitido manipular o “contas a pagar” mesmo com a nota já fechada.
  • Não havia a geração, de forma automática, de várias parcelas sequenciais do mesmo documento.
  • Não era possível efetuar um lançamento antecipado do “contas a pagar” sem uma nota de entrada, e posterior transferir esse lançamento para a nota registrada no sistema.

Alterações para melhorias na versão RAD PAF-ECF 5.1:

  • Nova tela para inclusão, alteração e exclusão das parcelas.
  • As parcelas são geradas com base no valor total e quantidade de parcelas informadas antes do início da inclusão das parcelas, garantindo que todas sejam lançadas.
  • A soma das parcelas deve ser, obrigatoriamente, igual ao valor informado.
  • Garantias de que todos os documentos tenham sido classificados.
  • Garantias de que a soma das classificações seja igual ao valor de cada parcela.
  • Não é possível alterar as parcelas caso a nota já tenha sido fechada.
  • Não é possível excluir parcelas sem a definição de um novo valor ou a distribuição do valor excedente entre as parcelas já existentes.
  • Possibilidade de lançamento (manual) diretamente no contas a pagar (antecipação de pagamento) sem existência da nota de entrada.
  • Possibilidade de lançamento do “contas a pagar” através de uma previsão de compra.
  • Possibilidade de vincular (transferir) notas lançadas manualmente ou proveniente da previsão de compra em uma nova nota de entrada.
  • Lançamento do “contas a pagar” a partir do CTE (conhecimento transporte eletrônico), criando agora um vínculo entre o CTE e o contas a pagar.
  • Para clientes com integração contábil, não será permitido lançar um “contas a pagar” sem que as contas contábeis estejam configuradas corretamente.
  • Acesso rápido ao cadastro de fornecedor, e ao plano de classificações, caso necessite ajustar algum dado nesses cadastros, incluir um novo fornecedor ou uma nova classificação, sem necessidade de cancelar a inclusão do “contas a pagar”.
  • Acesso rápido ao plano de classificações para eventuais ajustes ou definição de novas classificações.
  • Padronização a partir da entrada, previsão de compras, CTE ou Lançamento Manual, acessando a mesma tela de inclusão, edição ou exclusão do “contas a pagar”.
  • Para clientes que usam o recurso de fechamento do mês, será bloqueado qualquer alteração no “contas a pagar” após o fechamento do mesmo.

Informações adicionais:

  • Identificando o “contas a pagar” pelo número do documento (campo definido de forma automática pelo sistema).

Prefixos do campo Documento no contas a pagar:

  •  PCxxx : lançamento a partir da previsão de compra.
  •  LMxxx: lançamento manual.
  •  CTExxx: lançamento a partir do CTE.
  • XXX: sem prefixo, lançamento a partir da nota de entrada, xxx indica o número sequencial do documento em função do prefixo.
  • Quando o “contas a pagar” for registrado a partir da nota de entrada, o documento irá receber o mesmo código sequencial do registro da nota de compra.

Nova interface contas a pagar from RAD Info on Vimeo.